Você se preocupa com a reputação online do seu negócio? Então, com certeza já topou em algum momento com o termo algoritmo do Facebook. Quando pessoas e marcas passaram a utilizar o meio digital para proporcionar experiências, divulgar produtos e ideias, o termo “incomum” no nosso dia a dia foi aos poucos incorporado à rotina dos negócios.

Hoje, ele norteia a forma como trabalhamos e influencia nossas estratégias em Marketing Digital. Por isso, a cada discussão travada sobre o uso do Facebook para sua empresa ou a cada planejamento de mídias sociais que fazemos, ele está por trás. Quer ver um exemplo? Quantas vezes você ouviu o atendimento da agência dizer: “o algoritmo do Facebook acaba de mudar novamente e nosso alcance alcance orgânico diminuiu.”

Na prática você já sabe o que isso quer dizer: menos entrega de conteúdo para a sua base de fãs, ou seja, mudança de estratégia à vista! Mas, no fundo, permanecem as dúvidas sobre o que realmente é esse tal de algoritmo do Facebook. Chegou a hora de esclarecer essa dúvida e para isso, fizemos esse post! Vamos lá?!

Como funciona o algoritmo do Facebook?

No final do ano passado, o Facebook divulgou o vídeo “How Does News Feed Work?” (Como funciona o feed de notícias?). Nele, Adam Mosseri, vice-presidente de product management da rede social, explica que após vários feedbacks vindos de editores de conteúdo do mundo inteiro, lançaram as “Diretrizes do editor do feed de notícias”.

As diretrizes incluem “o que fazer e não fazer” na rede social e têm o objetivo de ajudar os editores a serem bem-sucedidos na plataforma. Esse foi o momento ideal para explicar como o Facebook utiliza seu algoritmo, chamado de “ranking”.

Nas palavras de Adam, o algoritmo nada mais é do que uma fórmula. Ela é utilizada pela plataforma para conectar as pessoas às publicações que mais interessam a elas. Para exemplificar, ele contou uma história. Veja:

Embora o conteúdo original esteja em inglês, é possível utilizar a ferramenta de legenda do YouTube e traduzir automaticamente para o português.

Etapas de análise para o ranking do Facebook

Como vimos na explicação de Mosseri, a criação do ranking passa por três etapas:

Inventário: É a primeira etapa do ranqueamento. No nosso feed de notícias, o cardápio do restaurante seria representado pelas histórias de amigos, famílias e páginas que você segue.

Sinais: Nesta etapa, as informações ficam disponíveis para a decisão. São avaliados critérios como o tempo da publicação, a autoria, de onde você está acessando a rede social, se sua conexão está rápida ou não, entre outros.

Predições: Na terceira e última fase, o Facebook utiliza os “sinais” para fazer as predições e determinar qual conteúdo exibir ou até mesmo esconder de você. Elas são pesadas e cada publicação recebe uma nota. Essa nota determina o quão suscetível você está para curtir ou compartilhar aquele conteúdo. Os posts são ordenados de acordo com uma pontuação, partindo da ordem de “mais interessantes” para “menos interessantes”.

Esses são alguns dos critérios utilizados pela plataforma para avaliar o que deve ou não ser exibido em nosso feed de notícias.

Como o algoritmo do Facebook influencia o ranqueamento do conteúdo e desempenho da sua fanpage?

No início deste ano, o Facebook divulgou uma atualização na maneira de definir o posicionamento das páginas nos feeds de notícias. A plataforma passou a priorizar as postagens de amigos e familiares com o novo algoritmo, contudo, sem descartar o comportamento do usuário para prever o potencial de interação.

Isso significa que, neste momento, sua base de fãs está recebendo menos anúncios e mais posts orgânicos de familiares e amigos. A entrega orgânica das páginas, que já estava baixa, diminuiu ainda mais.

Algoritmo do facebook: como ele influencia sua fanpage

Grande parte das empresas que está no Facebook depende dele, pelo menos em parte, para divulgar conteúdos, produtos e serviços.

O que fazer para diminuir o impacto do algoritmo do Facebook em minha fanpage?

Que o algoritmo do Facebook é complexo, isso nós sabemos. Mas, não significa que você deve jogar a toalha e abandonar a rede. Ainda é possível conseguir ótimos resultados por lá! O que você precisa é se adaptar ao novo cenário! Veja algumas dicas para isso:

  1. Conteúdo de qualidade nunca deixará de ser um trunfo. Como vimos, o Facebook só vai entregar ao usuário postagens que sejam realmente relevantes para ele;
  2. A linguagem e tom da conversa com sua base de fãs na rede social também são determinantes. É muito importante entender como abordar e cultivar o relacionamento com sua persona por lá;
  3. Pense em conteúdos que geram engajamento! Uma comunicação mais ativa pode beneficiar seu relacionamento com os usuários da rede. Além disso, ajuda a esclarecer dúvidas sobre seus produtos ou serviços;
  4. Promova as publicações relevantes. Se a segmentação for trabalhada de maneira correta, os anúncios trarão ótimos resultados para a fanpage do seu negócio;
  5. Mantenha-se informado sobre o que acontece nos bastidores, não só do Facebook, mas de outras redes que sua empresa utiliza!

Por fim, utilize outros meios para chegar até a sua audiência! Sua marca pode – e deve, investir em outros canais de comunicação para se relacionar com o público. Invista em blogs, e-mail marketing e na captação de leads para construir relacionamento!

Conclusão

É claro que os números enchem os olhos. Mas, independente do desempenho da sua fanpage, tenha em mente que é mais importante construir um relacionamento direto e duradouro com sua audiência. Por isso, utilize também outros canais de comunicação. Uma vez que sua empresa gere valor para as pessoas, elas continuarão a segui-la, buscando a informação onde for preciso – mesmo que não apareça no feed!

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Por Danielle Gláucia, jornalista e Produtora de Conteúdo da Sophí.