Se você já pesquisou um pouco sobre Marketing de Conteúdo, com certeza já ouviu falar da importância dos blogs dentro desta estratégia. Hoje em dia, criar um blog para seu negócio é uma maneira muito eficiente de atrair leads de forma natural e espontânea. Ou seja, saber explorar o potencial desse canal para geração de negócios se tornou essencial.

Mas, o que torna esse canal tão especial? Porque os blogs se tornaram uma peça-chave no Marketing de Conteúdo, e os queridinhos no universo do Inbound Marketing? Pode ficar tranquilo que estamos aqui justamente para esclarecer essas dúvidas! Leia o artigo e entenda porque você deveria criar um blog [agora mesmo] e divulgar conteúdo do seu negócio!

1 – É eficiente, acessível e democrático

Os blogs são canais de comunicação pelos quais você e seu leitor conseguem ter uma conversa direta. Você o convida para uma reflexão ou o conduz em uma jornada de conhecimento sobre determinado assunto. Ele agradece, se o conteúdo for realmente relevante para suprir suas necessidades, comentando, interagindo, e compartilhando com os amigos, entre outros.

Dessa forma, é possível estabelecer um vínculo e se aproximar do seu público. Com a troca de informações você conhecerá melhor o comportamento de seus consumidores, ouvirá deles suas opiniões e necessidades e saberá o que eles pensam/esperam da sua marca.

Por outro lado, se sua empresa ouve e entende as necessidades de seu público-alvo pode aprimorar constantemente seus serviços e produtos – para crescer e conquistar novos clientes. Por isso, criar um blog é sinônimo de eficiência para a comunicação do seu negócio.

Além disso, os blogs são canais acessíveis e muito democráticos. Com o mínimo de investimento qualquer pessoa ou empresa (mesmo pequena) pode criar um blog e se beneficiar com a estratégia. O grande desafio é, na verdade, entender o comportamento de seu público-alvo e oferecer para ele conteúdo de qualidade e relevante.

2 – Criar um blog aumenta a visibilidade de seu negócio

Os blogs cumprem muito bem o papel de estreitar a relação entre empresas e pessoas, mas as vantagens não param por aí. As plataformas também ajudam a aumentar a visibilidade da sua marca de forma rápida e prática. Afinal, os blogs são canais dinâmicos e com conteúdos constantemente atualizados. Isso faz com que as pessoas o visitem com maior frequência.

Outro ponto a considerar é o empurrãozinho que os blogs podem dar para que sua marca seja vista no Google. Isso porque, publicar conteúdo com frequência faz com que seu negócio tenha muito mais páginas indexadas no buscador, em comparação a um site comum.

Além disso, ao criar seu blog é possível trabalhar com links externos. Essa estratégia ajuda no “ranqueamento” do seu site. Quando o blog recebe um link de outro site, o domínio todo se fortalece. Como consequência, seu website consegue um melhor posicionamento no Google (aparecer nas primeiras páginas) e mais tráfego orgânico (sem precisar pagar).

Por que criar um blog? Entenda a importância dessa estratégia!

Os blogs são uma peça-chave no Marketing de Conteúdo. Foto: Alpha Stock (Nick Youngson)

3 – Gera credibilidade no seu mercado

Outra grande vantagem de se criar um blog para seu negócio é conseguir gerar credibilidade em sua área de atuação. Quando você estabelece um canal de comunicação, como um blog, que é atualizado com frequência, também coloca à prova seu conhecimento sobre seu mercado, produtos e serviços.

Agora, coloque-se no lugar dos visitantes do seu blog (potenciais clientes) e pense como eles devem se sentir seguros e confiantes sabendo que você realmente sabe do que está falando. Eles passam a confiar mais na sua marca!

Outro ponto de extrema importância que trabalhamos por meio dos blogs é a construção do aprendizado. Pesquisar sobre seu mercado para manter um blog é uma experiência que só fará você, sua marca e negócio crescerem!

4 – Criar um blog diminui o custo do processo de venda

Como já vimos, criar um blog atrai visitantes para seu site que são potenciais consumidores de seus serviços e produtos. Portanto, o canal ajuda muito na abordagem de clientes que ainda não se decidiram pela compra e estão em dúvida por algum motivo.

Por meio do canal, é possível que o potencial cliente continue a se relacionar com sua marca. Com a confiança já estabelecida, é muito certo que ele terá sua marca em mente quando se decidir pela compra.

Os blogs também são ativos permanentes. Ou seja, diferente de um flyer, uma propaganda de TV ou um anúncio no rádio, este canal recebe tráfego gratuito a qualquer momento e em qualquer situação – desde que observadas as boas práticas para isso.

Diferente dos outros meios de divulgação, que necessitam de investimento financeiro constante, os seus blogs-posts continuam a ser mostrados pelo Google por muito tempo, mesmo se a produção parar (os links de indicação e a autoridade das suas páginas permanecem). Portanto, os blogs são canais que apresentam resultados permanentes para a divulgação da sua marca.

Vale ressaltar que para atender todos esses objetivos ao criar um blog, é preciso observar alguns critérios como:

  1. O conteúdo deve ser de qualidade e relevante – dentro da realidade de seus visitantes;
  2. As postagens precisam ser constantes. Blogs que são constantemente atualizados aumentam muito o SEO (Search Engine Optimization) ou “Otimização para mecanismos de busca”;
  3. As pautas devem ser variadas. Seu blog deve levar aos leitores informações sobre os produtos e serviços, novidades, notícias sobre a área de atuação do negócio, promoções e outros;

Quer saber mais sobre Inbound Marketing e criar um blog para e atrair potenciais clientes para negócio? Fale conosco! Somos uma agência especializada para oferecer soluções em marketing digital para sua empresa.