O e-mail marketing é eficaz? Essa é uma das grandes dúvidas das pessoas ao discutir sobre ferramentas em potencial para trazer mais resultados para o seu negócio. Como fãs da técnica, sempre explicamos que o e-mail ainda é uma parte essencial para a estratégia de marketing. Também é uma ótima opção para construir relacionamento com leads, impulsionar tráfego para o site, e converter negócios para as marcas.

Isso quer dizer que o e-mail marketing está mais vivo do que nunca, mas não basta fazer, tem que saber fazer! Foi graças ao amadurecimento da técnica que ela se tornou uma das melhores maneiras de interagir com as pessoas certas, na hora certa. Portanto, a pergunta a ser respondida, na verdade é: como produzir e-mails marketing realmente eficientes?

Cada caso é único, afinal, cada empresa tem seu tom de linguagem, linha editorial e público-alvo. Cada um desses detalhes deve ser estudado, antes de iniciar uma estratégia de e-mail marketing. Outro ponto a se observar é o objetivo da empresa – não só o principal, mas os secundários também.

No entanto, algumas dicas são relevantes para qualquer tipo de negócio e em qualquer lugar do mundo. Elas servem para balizar o trabalho feito e aumentar as chances de sucesso na estratégia. Veja quais são!

Gerar valor para as pessoas com um e-mail marketing relevante

É fato que até pouco tempo as pessoas viam o e-mail marketing como um meio para a disseminação de SPAM. Isso porque, quando utilizamos a estratégia de forma inadequada deixamos de explorar seu potencial.

Ainda corremos o risco de que nossa comunicação seja considerada irrelevante. Se isso acontecer, cairemos no limbo das caixas de entrada para sempre. E, uma vez lá, é bem complicado de sair.

Por isso, a personalização e a segmentação são elementos tão importantes em uma estratégia de relacionamento. Enquanto a personalização utiliza informações dos destinatários para criar uma comunicação dirigida, a segmentação cria uma comunicação relevante para seu público.

Ambas devem estar alinhadas para que os destinatários recebam conteúdo direcionado ao seu perfil. Para isso, utilizamos técnicas inovadoras para compreender o comportamento dos usuários, identificar suas preferências e necessidades.

Apurar seus interesses e direcionar conteúdos mais relevantes para a audiência não é uma tarefa fácil, mas é extremamente importante!

O e-mail marketing morreu?

Dessa forma, conseguimos atingir a audiência no momento certo, com a mensagem certa – e associada ao seu interesse. Uma pesquisa divulgada pela Lyris Annual E-mail Optimizer Report revelou que empresas que segmentam suas listas têm 39% a mais de chance de ter seus e-mails marketing lidos em relação às que não fazem isso.

Portanto, impedir que a seu destinatário receba mensagens irrelevantes é a principal vantagem da segmentação. Ela ainda diminui bastante a possibilidade de seu lead pedir o descadastro da lista de e-mail.

Nutrir seus leads

Umas das possibilidades mais atraentes da estratégia de e-mail marketing é a nutrição de leads. É também uma maneira de conhecer melhor os interesses dos seus potenciais clientes e assim elaborar e-mails cada vez mais personalizados e segmentados.

Deixar seu lead cada vez mais próximo e “nutrir a relação”, por meio do envio de conteúdo de qualidade, educa e fideliza a audiência.

Entre outras vantagens, a nutrição de leads pode ajudar a:

Manter relacionamento direto com seus consumidores;

Aumentar a propensão de compra;

Fortalecer a marca e autoridade no mercado;

Otimizar o ciclo de compras e economizar custos na equipe de marketing;

Melhorar a experiência de compra dos consumidores e o retorno financeiro da empresa.

Utilizar uma ferramenta ideal para envio de e-mail marketing

Adotar uma boa ferramenta para disparo dos e-mails é um ponto essencial da estratégia! Existem várias disponíveis no mercado, e algumas realmente muito boas. Elas otimizam o tempo gasto na atividade, fornecem gerenciamento e controle de desempenho, além das métricas essenciais para análise.

Por meio de uma boa ferramenta, é possível realizar testes A/B para compreender melhor o comportamento do consumidor. Por meio da análise dos resultados, melhoramos ainda a experiência de relacionamento com nossa audiência.

Unir estratégias

O e-mail marketing pode ser uma estratégia autônoma, mas é potencializada quando utilizada dentro de um planejamento de Inbound Marketing. Por meio do plano de Inbound você poderá compreender e direcionar melhor seus públicos, e assim usufruir do potencial dessa estratégia para se relacionar com sua audiência, converter negócios, e fidelizar clientes.

Quer saber como iniciar um plano de Inbound Marketing para o seu negócio e criar e-mails marketing que convertem? Fale conosco! Somos uma agência especializada em marketing digital com profissionais certificados para criar e manter suas estratégias.

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