Ter um site profissional e confiável é requisito obrigatório para empresas que desejam conquistar seu lugar ao sol – ou melhor, na web. Cientes disso, muitas pessoas e empresas, em busca por uma alternativa prática para suprir essa necessidade, se deparam com a oferta de criar um site gratuito.

À primeira vista, criar um site gratuito parece ser um ótimo negócio. Afinal, você terá vantagens no processo como: economia financeira, não vai precisar de ajuda profissional e terá a sua disposição vários modelos (templates) prontos, faltando apenas customizar da maneira que desejar. Tudo isso pode ser feito em poucas horas e praticamente sem nenhum investimento financeiro.

O problema é que alguns desses fatores que você vê como vantagem, quando escolhe criar um site gratuito para sua marca, na verdade podem representar um problema. Para explicar melhor, reunimos aqui alguns bons motivos pelos quais ter um site gratuito não é tão vantajoso quanto você imagina. Veja só!

1 – Arquitetura da informação

As plataformas de criação de site gratuito dispensam a utilização da mão de obra profissional. Elas são intuitivas e oferecem opções de templates prontos apenas para que você possa customizar. O problema é que se você não estudou comunicação ou marketing ou áreas afins, provavelmente não deve entender a importância de organizar, categorizar e disponibilizar informações de forma clara e simplificada em seu site.

Você montará o layout da forma que fique mais agradável aos seus olhos, sem se colocar no lugar do usuário – público-alvo que deseja atingir com o conteúdo aplicado no site.

2 – Adequação de linguagem para seu público

Assim como a organização e categorização das informações são muito importantes em seu site, a linguagem também é. Ao criar um site gratuito, sem a orientação profissional, é possível que você não tenha feito um estudo para saber quais são as personas do seu negócio e com qual tipo de público o site deve dialogar.

Sendo assim, como você saberá qual a linguagem mais adequada para adotar ou qual tipo de conteúdo você deve disponibilizar em seu site? Isso parece um detalhe pequeno, mas na verdade é muito importante!

3 – Personalização de marca, design e identidade visual

Se você resolveu criar um site gratuito para sua empresa, mas não tem conhecimento técnico sobre marketing digital, linguagem de programação ou webdesign, talvez não consiga traduzir as missões e valores da sua marca na plataforma.

Também é possível que você não consiga criar uma identidade visual ou um design que tenha relação com seu produto. Isso será um problema, já que seu site pode não gerar identificação em seus potenciais consumidores, caminhando na contramão das novas relações de consumo.

Para além disso, deve-se ter em mente que seu site é o cartão de visitas da empresa. Por isso, os detalhes mais simples como a atenção com a gramática e ortografia não devem ser menosprezados. Seu site precisa transmitir profissionalismo e qualidade aos usuários para que eles tenham a mesma visão de seus produtos ou serviços.

4 – Problemas com SEO e responsividade

As plataformas que oferecem o serviço de site gratuito ainda apresentam deficiências quando o assunto é SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para mecanismos de busca) e responsividade.

No caso dos problemas com SEO, sua empresa corre o risco de não aparecer nos motores de busca e deixar de fechar negócios por causa disso. Geralmente, os construtores gratuitos é que dificultam esse trabalho. Eles não ajudam na hora de deixar o código limpo ou determinar palavras-chave, descrições, H1 e H2 e outros. Além disso, o site pode ficar pesado com muitas fotos e vídeos não otimizados. Isso gera lentidão no carregamento, prejudicando no posicionamento das buscas orgânicas.

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A lentidão no carregamento pode prejudicar o posicionamento de seu site nas buscas orgânicas.

O segundo problema é a responsividade – capacidade que seu site tem de redimensionar-se quando aberto num dispositivo mobile. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 80% dos brasileiros acessam a web por meio de dispositivos móveis (smartphones, tablets etc.). Se você constrói um site gratuito que não foi pensado para atender a todos os formatos de telas está cometendo um grande erro.

5 – Anúncios no site gratuito

Não tem como fugir das propagandas indesejadas em seu site gratuito. Seja de outras empresas ou da plataforma no qual foi criada, os anúncios sempre estarão ali, à espreita! Esses anúncios acabam comprometendo o design do seu site, deixando pouco profissional e até mesmo cansativo para os visitantes.

6 – Suporte

Se você não tem conhecimento sobre programação ou webdesign talvez precise, em algum momento, de algum tipo de suporte para seu site gratuito. Por se tratar de um serviço grátis, é provável que não tenha a mesma qualidade de atendimento dedicada aos usuários de serviços pagos. Normalmente, esses serviços não têm um bom programa de apoio ao cliente.

Além disso, como o site pertence à plataforma, que você concordou em utilizar sem pagar nada por isso, pode acontecer que ele pare de funcionar. Talvez fique indisponível ou até mesmo seja excluído a qualquer momento.

Já quando você adquire um serviço pago de hospedagem, se acontecer qualquer problema que prejudique o seu negócio, ou que você se sinta lesionado, é possível cobrar uma solução imediata e até ressarcimento.

7 – Você não é o dono do site gratuito (acesso ao banco de dados)

Plataformas gratuitas são alugadas, ou seja, você pode hospedar seu site nelas, mas não é dono das informações que lá estão! Os bancos de dados e códigos hospedados no site gratuito não podem ser removidos de lá. Isso significa que se precisar migrar para outro servidor, de hospedagem convencional, poderá ter problemas!

8 – Serviços limitados

É bem provável que ao criar um site gratuito ele seja registrado como um subdomínio da plataforma (seusite.plataformagratuita.com.br), a não ser se você adquira um domínio pago. Esse é um dos fatores limitantes na maioria dos construtores gratuitos.

Você também não pode adicionar um novo template que não consta na lista disponibilizada pelo sistema. Provavelmente encontrará problemas na instalação de plugins, módulos ou widgets.

Em outros casos, a plataforma exige pagamento de taxas para renovação da hospedagem após o período de um ano. Dessa forma, você será obrigado a pagar o valor pedido se quiser manter seu site.  

Conclusão

A oferta de criar um site gratuito para seu negócio pode parecer muito vantajosa no início, mas não será compensatória a longo prazo. Portanto, se seu objetivo é ter um site profissional, confiável, devidamente otimizado para os motores de busca e duradouro (que funcionará por vários anos sem interrupção), a melhor escolha é optar pela contratação de serviços profissionais.

Dessa forma, você será orientado corretamente quanto a contratação de um domínio pago e sobre todas as boas práticas para que seu investimento financeiro seja recompensado!

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